Alix de Hesse: a futura czarina da Rússia (Parte 1)


Nascida Alix Viktoria Helene Luise Beatrix de Hesse e Reno (1872-1918), a figura que se tornaria a futura czarina Alexandra Feodorovna da Rússia cresceu em um ambiente de luxo e requinte, muito embora as suas memórias de infância sejam marcadas por duas tragédias que a abalariam para sempre: a morte da mãe, filha da rainha Victória, e da sua irmã caçula, May, da qual era inseparável.
A sexta filha de Louis IV, Grão-Duque de Hesse, gozou de uma infância inicialmente feliz, correndo pelos jardins e corredores do “Neues Palais” (Novo Palácio) da casa de Hesse, localizado em Darmstadt.
Quando tinha 6 anos, Alix e a sua família foram acometidos por um surto de difteria no palácio. Sua mãe, a princesa Alice, insistiu em cuidar de toda a família durante o período de convalescênça dos Hesse, o que levou à sua morte em 1878. Com o também falecimento da sua irmãzinha, a pequena May, Alix, por vezes chamada de “Sunny” por conta de sua alegria contagiante, se tornou uma criança calada, fechada e com dificuldade de expressar as suas emoções. Enquanto crescia, foi mimada pela avó, a rainha Victória, talvez como forma de compensar o vazio deixado na vida da pequena por conta do falecimento prematuro da mãe. Esse “mimo” se tornou um aspecto negativo na personalidade de Alix, visto que ela gostava, constantemente, de ser o centro das atenções onde quer que fosse, além de comumente se colocar como vítima em inúmeras situações.
Uma das suas primeiras biógrafas, a Baronesa de Buxhoeveden, considera que a morte da mãe, embora tenha afetado profundamente a jovem princesa, foi um evento muito mais nebuloso do que a morte do pai de Alix, o que se deu quando ela havia chegado aos 20 anos. Tal impressão se deve ao fato de Alix, então com 6 anos de idade, ter ficado confinada em seus aposentos enquanto se recuperava da difteria. O cortejo funeral da princesa Alice, entretanto, foi acompanhado por Alix da janela de seu quarto no palácio.
Anos mais tarde, um escritor britânico de nome Edward W. Darby escreveu um conto de fadas baseado na vida da princesa Alice, Grã-Duquesa de Hesse. A história tocou profundamente Alix, que escreveu ao homem:

“Prezado Senhor Darby,

A sua generosidade ao mandar para mim aquele continho de fadas me sensibilizou e me trouxe grande alegria. Lhe envio a minha mais sincera gratidão. Eu lamento que a minha estadia aqui [na Inglaterra] tenha chegado ao fim, do contrário eu teria tido um grande prazer em conhecê-lo pessoalmente e lhe dizer o quão linda eu achei a sua simples, mas, ainda assim, tocante história. Estou certa de que o senhor deve ter muitas informações sobre a minha amada Mãe.

Honesta e sinceramente,

Alix, Princesa de Hesse”.

[Continua…]

Foto de John Thomson (1837-1921).
Fontes:
Nicolau e Alexandra: O relato clássico da queda da dinastia Romanov, de Robert K. Massie
Romanov Family (history.com)
Romanov Dynasty (theromanovfamily.com)

Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora